top of page

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes.

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes.

A observação de aves é o passeio de ecoturismo que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

Portugal é um dos mais interessantes destinos europeus para a observação de aves

 Algumas das centenas de espécies de aves que pode observar em Portugal são ameaçadas ou endémicas, e que muitas delas são características de habitats mediterrâneos ou macaronésicos

O público que procura este tipo de atividade é um público específico que possui alto grau de consciência ambiental, estando atento e adotando seriamente as práticas de mínimo impacto em ambientes naturais.

Portugal é um país com um enorme potencial para a actividade da observação de aves - o birdwatching.
Já foram registadas mais de 400 espécies de aves em Portugal Continental, estando esta riqueza avifaunística ligada a um conjunto de factores, entre os quais a localização geográfica privilegiada do nosso país. De facto, esta localização a nível de latitude garante, por um lado, a ocorrência de espécies de aves invernantes (provenientes essencialmente do norte da Europa) e a ocorrência de espécies de aves estivais (provenientes essencialmente de zonas de África a sul do Sara); por outro lado, garante a presença de um leque numeroso de espécies de aves residentes, observáveis ao longo de todo o ano.


Igualmente de salientar é o facto de, não obstante apresentar uma área relativamente reduzida, o território de Portugal Continental incluír uma excelente diversidade de habitats importantes para as aves, como são exemplos: zonas húmidas (águas estuarinas, sapais, açudes, paúis, salinas, arrozais, caniçais, etc...), áreas florestais, nomeadamente de montado de sobro e de azinho, culturas cerealíferas, pastagens, zonas montanhosas e vales fluviais escarpados.
É também claro que o facto de Portugal Continental dispôr de uma linha de costa (e respectiva ZEE) de dimensões apreciáveis, permite acrescentar numerosas espécies de aves marinhas à lista de aves potencialmente observáveis.
Para além dos aspectos acima mencionados, o clima ameno de Portugal (caracterizado por invernos suaves), torna mais agradável a actividade do birdwatching.

A cidade de Lisboa é um excelente ponto de partida para visitar algumas das melhores áreas para observar aves em Portugal, como é exemplo o estuário do Tejo, a zona húmida mais importante para as aves do nosso país e uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. De facto, Lisboa é a única capital europeia localizada junto a uma área protegida que possui uma tão elevada riqueza do ponto de vista da avifauna.
A cerca de 20 minutos da cidade, é possível visitar alguns dos melhores locais para birdwatching do estuário, como são exemplos o porto das Hortas, a zona de Pancas ou a zona da Barroca d’Alva.
A diversidade de habitats que a zona do estuário do Tejo encerra é elevada, sendo exemplos as lamas entre-marés, os sapais, as salinas, os arrozais, os caniçais, o montado de sobro e a lezíria.
O estuário do Tejo inclui uma área protegida considerada ZPE (Zona de Protecção Especial para as Aves Selvagens do Estuário do Tejo), que por sua vez integra a RNET (Reserva Natural do Estuário do Tejo), cuja superfície é superior a 14.000 ha.

O birdwatching pode ser praticado por qualquer pessoa, é divertido, emocionante, incentiva a passear mais e ter mais contato com a natureza

Observação de aves, ou birdwatching, é o passatempo de quem gosta de admirar as aves. No mundo todo, milhões de pessoas se divertem com um binóculo ou luneta e, cada vez mais, com as câmeras digitais.

bottom of page